sábado, 18 de abril de 2015

A Criação

São várias as versões dos mitos dos orixás,e como em todos os mitos alguns são incompatíveis entre si.
Mas a essência dos orixás pode ser perfeitamente absorvida através dessas narrativas .

Para os Iorubás a melhor representação do mundo é uma cabaça dividida ao meio , uma metade simbolizando o Orun { Céu } e a outra metade Aiye { Terra},no principio entre tanto não havia terra firme e os Orixás viviam no Orun .

No mundo só havia água e os orixás queriam conhecer o que havia na terra , Obatalá então pediu para Oxalá que descesse ao Aiye a metade inferior da cabaça e espalhar o pó preto que se tornaria terra firme ,entregou a Oxalá um saco com o pó e uma galinha .
Oxalá então partiu em viagem , mas no meio do caminho sentiu sede, Exú que tudo acompanhava de longe , vendo que Oxalá tinha sede , ele se aproximou e deu Vinho de palma para Oxalá ,E Oxalá bebeu e bebeu tanto vinho de palma que se embriagou-se e caiu em sono profundo.
Exú tomou de Oxalá o saco da criação ,e levou para Obatalá e contou que Oxalá se embriagou-se e caiu em sono profundo ,e não teria feito a tarefa que Obatalá teria ordenado a ele .
Obatalá entregou o saco da criação para Oduduwa , que com ele desceu a terra jogou o pó preto sobre o oceano e tornando-se ela mesmo em galinha , ciscou o pó da criação até que ele se tornasse terra firme.

Obatalá criou então um grande dendezeiro pelo qual desceram todos os orixás e cada um escolhendo uma parte do mundo que lhe agradava e passou a ser de seu domínio , assim :

Oxum e Obá escolheram as águas doce ; Iemanjá escolheu o Oceano ; Oxalá os lugares calmos ; Iansã quis os raios e os ventos ;Xangô quis os trovões , as montanhas e a justiça; Obaluaê quis a terra firme , Nanã quis a lama dos fundos do rio e o abismo ; Ogum quis os minérios e  os caminhos ; Oxossi as matas e as florestas , Oxumaré o Arco íris ; Ewá os Horizontes e Ossaim os segredos das folhas ;

Nenhum comentário:

Postar um comentário